Ano 8 – nº 11 – Jan. / Jun. 2017

EDITORIAL

O ambiente acadêmico requer uma
permanente discussão sobre as pesquisas científicas e seus desdobramentos junto
aos pesquisadores, grupos de estudos, professores e estudantes. O intercâmbio
dos avanços científicos, bem como das ideias e vivências acadêmicas, valoriza a
busca por novos saberes, possibilitando novos entendimentos e rotas inovadoras
para a inovação.

Em sua essência, a Revista Científica CET-FAESA, desde a sua fundação, tem como principal objetivo promover o desenvolvimento social por meio do conhecimento, publicando trabalhos científicos resultantes de debates nas atividades acadêmicas, pesquisa e de extensão. Busca, ainda, expor resultados de estudos, no sentido de realização da finalidade maior da academia: um diálogo que produza dissensos e consensos, fundados nos princípios e nos métodos científicos.
Dessa maneira, a Revista Científica CET-FAESA recebeu conceito Qualis B3 em sua avaliação no Sistema Qualis de classificação de periódicos científicos da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Nesta edição, são editados dez artigos selecionados de pesquisadores nacionais, incluindo produtos dos Projetos Integradores dos cursos superiores de tecnologia da Faculdade de Tecnologia FAESA, gerando a publicação de trabalhos em várias áreas de divulgação desta revista. São eles: “Um estudo comparativo sobre o avanço conceitual da abordagem teórica em redes Interorganizacionais: utilização da bibliometria em publicações internacionais”, “Orientação para o mercado interno no setor público: um estudo qualitativo no serviço de fiscalização do Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo no Brasil”, “O desenvolvimento das teorias e modelos de gestão à luz da história”, “Sistema de gestão da qualidade conforme ISO 9001. Uma análise das principais dificuldades de aplicação por meio de uma revisão sistemática da literatura”, “Universalização do acesso ou acesso à universalização? Análise dos serviços de saneamento básico em Viçosa-MG à luz da política pública do setor”, “A percepção dos clientes sobre as dimensões da qualidade dos serviços bancários”, “Economia da cultura e economia criativa no contexto do turismorural: conceitos, diferenças, semelhanças e novos rumos”, “Aplicação das ferramentas da estatística na detecção de falhas na comercialização do queijo tipo minas”, “Uma sequência didática para o ensino de matemática via modelos de programação linear” e “Pesquisa de Clima Organizacional – estudo de caso da empresa laboratório Cremasco”.

Desejamos uma boa leitura e ótimos debates sobre os temas aqui abordados.
A Equipe Editorial